sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O Subúrbio, agora em HQ


Clara dos Anjos, romance escrito por Lima Barreto, ganhou uma excelente adaptação HQ.

Para Lelis, “Clara dos Anjos é uma obra áspera, um universo pessimista de um país arcaico, com profundas raízes de preconceito racial”. Em um tempo em que os morros da cidade começavam a ser ocupados por esta população menos favorecida, Lima Barreto foi uma das poucas vozes a apontar a covardia e a violência com que as reformas se davam em suas crônicas nas gazetas e jornais anarquistas que abundavam então. Esta mesma defesa apaixonada de sua gente – de quem Lima se aproximava devido a mesma origem e cor de pele, mas que por muitas vezes repelia devido à distância de seus semelhantes que a educação lhe proporcionou – está também em seus romances e contos, incluído aí este Clara dos Anjos.

Resumidamente, o enredo apresenta a moçoila do título, uma mulata adolescente, seduzida por um malandro branco, Cassi Jones, que carrega o arquétipo de uma classe média suburbana emergente e arrogante, que busca se diferenciar dos remediados exigindo para si ambições aristocráticas. Com isso, Lima Barreto procurava ressaltar a hierarquia social presente no subúrbio, que então era tratado como um coisa só, e isso quando era tratado. O escritor procura inventariar e registrar os tipos do “refúgio dos infelizes”, como o autor definia o subúrbio: “Os que perderam o emprego, as fortunas; os que faliram os negócios, enfim, todos os que perderam a sua situação normal vão se aninhar lá...”.

Estas e mais notícias, você poderá ter no Sem Parar, através de um clique, acesse agora.

E, também, podemos entrar em contato através das redes sociais destes, que está bombando de usuários https://twitter.com/sempararsite.





E este foi nosso terceiro post do Blog, fiquem ligados para receber os próximos! Bjss.



Nenhum comentário:

Postar um comentário